Apresentação

Os últimos anos, ainda que nem sempre pelos melhores motivos, têm vindo a despertar a consciência das redacções portuguesas para a necessidade de formar jornalistas para a reportagem em ambiente hostil.

Os cursos, habitualmente em parceria com as Forças Armadas Portuguesas, mas também de iniciativa privada, serão sempre tão atempados quanto escassos: basta perguntar quantas redacções têm em permanência o equipamento ajustado a este tipo de reportagem para percebermos que a falta de preparação é estrutural.

O weblog que hoje nasce quer contribuir para a criação de um espaço de partilha e reflexão em torno do tema. Não apenas o da reportagem de guerra, mas o da reportagem em ambiente hostil: seja o acompanhamento de actividades de uma força de segurança, uma sessão de tribunal mais quente, um derby num estádio com ânimos incendiados, etc.

Estaremos tanto mais seguros quanto o que soubermos partilhar.

Como escreveria Arturo Pérez-Reverte em O Pintor de Batalhas… “há duas formas de olhar o mundo: o olhar da razão e o olhar da guerra”. Valha-nos o primeiro para compreender o segundo.

Anúncios

2 Respostas to “Apresentação”

  1. Finalmente! Valha-nos interessados como tu!

  2. Luís Miguel Loureiro Says:

    Parabéns pela excelente ideia e pelo tipo de reflexão que propões. No mundo em que vivemos, o cenário hostil pode bater-nos à porta com muito mais facilidade do que o que julgamos. Nenhum Repórter está verdadeiramente preparado até que surja a primeira experiência real. Mas a reflexão, a atenção e o alerta têm de fazer parte da construção de Repórteres mais conscientes e capazes quando a ocasião surge.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: